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Informática educacional

Estamos vivendo uma crescente massificação da Informática e da Tecnologia, de modo geral, e a área da Educação não pode ficar de fora do caminho natural dessa corrente.

Não podemos mais pensar no ensino nos moldes tradicionais. Valente (1998, p.50) cita que "... a análise dos resultados do paradigma instrucionista mostra que eles são desoladores: provocamos o êxodo do aluno da escola ou produzimos um educando obsoleto. Os que abandonam a escola engordam a fileira dos fracassados, dos que não conseguem aprender. Os obsoletos não conseguem acompanhar o desenvolvimento atual da sociedade; mais especificamente, não estão preparados para trabalhar num novo sistema de produção de bens e de serviços."

"O ser humano atualmente está sendo submetido a rápidas mudanças sócio-culturais e tecnológicas, necessitando de independência na busca de informações e na construção do conhecimento. E a escola deve acompanhar essas mudanças. Sentimos a necessidade de buscar novos modelos para adequar o processo educacional a essa realidade."

Diante disso, a introdução da Informática nas escolas pode ser uma opção para promover essa necessária reestruturação, com a finalidade de despertar e desenvolver nos educandos uma nova visão de acesso à informação para a construção de seu conhecimento.

A utilização da Informática na educação deve ser vista como um meio de promover uma aprendizagem ativa e dinâmica dos conteúdos curriculares básicos (como Matemática, Física, Biologia, Literatura, etc.), como uma ferramenta auxiliar para um maior e mais adequado desenvolvimento cognitivo do educando.

Um dos principais papéis da Informática quando empregada à educação diz respeito à chamada aprendizagem colaborativa. O conceito de ambiente de aprendizagem colaborativa baseado em computador implica em ferramentas e metodologias nas quais a comunicação se realiza de forma dinâmica entre várias pessoas, com independência de ritmo, onde o aprendizado pode acontecer em qualquer tempo e em qualquer lugar. O trabalho com esse tipo de ambiente vem permitir a troca de informações e experiências entre os participantes, com o objetivo de se construir um conhecimento mais amplo, de maneira conjunta e coordenada.

Através do trabalho corporativo, base da aprendizagem colaborativa, o educando é integrado a um universo composto de diferentes opiniões e idéias. A argumentação e a expressão de conhecimentos e conceitos é constantemente exigida, visando à defesa de seu ponto de vista e à reelaboração de suas idéias, baseada nas colocações dos colegas. As trocas são inúmeras e constantes e a busca do consenso é o ideal a ser atingido, propiciando assim o máximo desenvolvimento individual.

Sabemos que a utilização da Informática como ferramenta educacional, no Brasil, ainda está longe de acontecer de maneira definitiva, pois, na maioria, as escolas brasileiras, principalmente as públicas, não dispõem de recursos para investimento nessa tecnologia; e, também, o despreparo dos profissionais envolvidos é muito grande. Mas o caminho natural dos acontecimentos é esse; e os profissionais que realmente se preocupam com a educação devem se posicionar e realizar uma séria reflexão sobre o assunto.

Paulo Eduardo Ambrósio

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